segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Passeio de Gôndola - Veneza

Um dos passeios que mais gostei quando estive na Itália sem dúvida foi o passeio de gôndola. Há quem diga que não valha a pena pelo preço que se paga, pode me dizer o que quiser pra justificar o fato de não ir, nada irá me convencer que isso deva ser deixado para traz. 
Vou contar um pouquinho da minha experiência desse passeio e dar dica de como eu fiz para pagar menos.

Passando por um dos canais


Fiz o passeio ao entardecer, ele durou cerca de 40 minutos, e é a coisa mais impressionante que se pode vivenciar em Veneza, passar por aqueles canais é a coisa mais incrível, observar aquela cidade que está indo para debaixo d'agua (dizem) não tem tem sentimento que descreva.

Você entra na gôndola, que cabem até 5 pessoas, e o godoleiro já parte para o canais estreitos, tem trânsito de gôndolas, e ele vai devagarinho.

Uma gôndola pertinho da outra
O gondoleiro vai te contando um pouco da história, como o fato da cidade de ter mais de 400 pontes , vai te mostrando algumas casas de famosos, como a do Marco Polo (minha foto ficou ruim). Vai até cantando Ai se eu te pego do Michel Teló (sério, fui em 2012 no auge, e é verdade, ele cantou).

É possível ver como a cidade está afundando, e a água invadindo cada canto que passa. 

Invasão da água


Em Veneza tem diversos pontos de saída das gôndolas, acredito que todos tem o mesmo preço (não pesquisei) porém cada um faz um trajeto diferente, cada um deve ter seu ponto especial, mas o que eu fiz sai no meio do gran Canal.

Entrando no Gran Canal, e passando em uma ponte baixinha

Ter a vista da Ponte Rialto bem de frente é incrível (já falei essa palavra várias vezes né, vou falar mais :p ), sério, ela toda iluminada pelo sol fica ainda mais especial.

Rialto vista de frente

Como era final de tarde, o por-do-sol estava incrível, do outro lado, o sol dá o espetáculo e torna a vista cada vez mais linda.

Por-do-sol no Gran Canal
O trânsito no Gran Canal é grande e as vezes assusta, tem muitas gôndolas passando e vários vaporetos.

Trânsito no Gran Canal

É muito legal ver a habilidade que os gondoleiros tem se equilibrando em cima e indo de um lado para o outro, te passa muita segurança.

Equilíbrio do gondoleiro ao fundo e minha cara de boba na frente

Enfim, dá pra ver pela minha cara de boba que eu amei né?. De novo, é caro? É!! Não tenho dúvidas. Mas não tem como ir à Veneza e não andar gôndola. Sozinho ou acompanhado, não deixe de ir.

Aí você me pergunta, afinal como é que faz para pagar menos? Vamos lá...

Dica:  lembra que eu disse que a gôndola cabem 5 pessoas, o pulo do gato é o seguinte.. esse valor cobrado é por gôndola, que na época foi de 80,00 euros (caraca), estava eu e uma colega, ou seja 40,00 para cada (muito caro ainda).
Eu tinha na minha cabeça que ia andar de gôndola nem que fosse a fortuna que fosse, mas o lance foi que fiquei ali na frente da saída por um tempo, perguntei para alguns gringos se iriam e queriam dividir, muitos disseram que já estariam dividindo... eis que um tempo depois, ouço um idioma conhecido.. um casal de cariocas (esses da foto ai, que não me lembro o nome).. ouço eles dizerem que seria legal dividir com alguém.. pulei na frente deles e me ofereci.

Conclusão, fomos em 4 e saiu 20,00 euros pra cada.. agora sim, pagável né?!
Não tenha medo nem vergonha, se ofereça.. terá bastante gente fazendo isso. Assim como também tem os loucos que bancam tudo sozinhos.
Saindo de lá eles pedem gorjeta pro rapaz que te dá a mão para entrar e sair da gôndola, mas cá entre nós, já foi muito bem paga.. Confesso que essa parte eu pulei, rs

Se você quiser fazer o mesmo passeio que fiz, que sai de frente com a Rialto, eu peguei a gôndola atrás da Piazza San Marco.
Veja no google Maps




E você, já andou de gôndola? Conte pra gente como foi sua experiência.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por comentar no Blog Rotas e Clicks.