segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Museu do Ipiranga - São Paulo

O Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga faz parte do Parque da Independência na cidade de São Paulo. Lá tem um acervo bem bacana de objetos históricos e mobílias da época da Independência do Brasil. Uma das obras mais conhecidas que se encontra por lá é o quadro de Pedro Américo, chamado "Independência ou morte". Ele chama muita atenção pelo seu tamanho e beleza. 

Museu do Ipiranga
 

No final de 2012, fui pra lá em um final de semana, na verdade eu e um amigo meu estávamos lendo o livro 1808 de Laurentino Gomes (que recomendo a todos para conhecer um pouco mais a fundo a história do Brasil sob um ponto de vista jornalístico), e nos bateu a curiosidade de vivenciar um pouco daquele lugar.

Pegamos o carro e fomos, 100km depois estávamos lá. Confesso que me surpreendi pelo lugar. Achei muito bonito o prédio, os jardins e toda a história que ali carrega. É pertinho de casa e eu demorei quase 30 anos pra ir lá. Muitas escolas fazem excursões, mas não me lembro de a minha ter oferecido isso. 

Bom, chegando lá  fomos inicialmente ao Monumento do Ipiranga, na sua cripta está localizado os túmulos de Dom Pedro I e de sua esposa Leopoldina. 


Monumento do Ipiranga

Acredita que eu nem sabia que os restos mortais deles estavam aqui? Affe, confesso que sempre fui péssima de história. 

Túmulo de Dom Pedro I

Depois logo ali do lado fomos para a Casa do Grito, que é a casa que aparece no quadro de Pedro Américo, mas dizem que não tem relação alguma com a Independência. 
Amei aquela casinha, um charme, rs.

Casa do Grito

Dali subimos a rampa de acesso aonde dá nos jardins do Museu e o chafariz. Essa rampa está sempre cheia de skatistas se divertindo, bem legal pra quem curte.

Rampa de Acesso ao Museu, vista do Monumento
 
Os jardins são incríveis, dá pra passar boas horas ali vendo a "dança das águas" do chafariz ali na frente, não dá pra acreditar que um lugar tão bonito assim está bem no meio de São Paulo. Juro, te faz parecer em aqueles prédios antigos da Europa, não deixa nada a desejar, e o clima é o mesmo.

Jardins, vista da frente do Museu
Depois entramos no museu, infelizmente ali não é permito fotografias (argh), mas é bem legal, os salões são incríveis, os quadros, peças.. tem diversas salas com artigos históricos. 

A parte de trás do Museu também tem um parque, onde os paulistanos fazem piqueniques e caminhadas.

Hoje (Jan/2014), o site oficial diz que o museu está fechado para restauro e readequação do edifício. Porém o parque todo deve estar aberto, e vale muito a visita mesmo que seja para passear ali do lado de fora e sentir o clima histórico.

Infos: 
Site Oficial: http://www.mp.usp.br/
Endereço: Parque da Independência, s/n.º - Ipiranga


E você já foi? Conte pra gente como foi sua experiência.


Não esqueça de deixar um comentário dando sua opinião sobre o blog, agora no início é muito importante para eu seguir o caminho certo.

Até a próxima Rota cheia de clicks!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por comentar no Blog Rotas e Clicks.