terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Vulcão Vesúvio - Pompéia

Hoje vou falar da minha visita, ou tentativa de chegar ao topo do Vulcão Vesúvio.
Quando cheguei em Pompéia, minha primeira parada seria a visita ao Vulcão, eu estava ansiosíssima para ver aquilo de cima. 

Claro que eu não teria a visão desta imagem abaixo do Blog in Campania, mas mesmo assim seria uma experiência incrível, afinal não é todo dia que conseguimos chegar na "boca" de um vulcão que entrou em erupção no ano de 79dC e que destruiu uma cidade inteira.

Foto: Blog in Campania

Os problemas já começaram no ínicio, durante os planejamentos de minha viagem, haviamos visto que teria um ônibus circular baratinho que iria até a base do vulcão, alguém por favor me pergunta se achamos? Há! Claro que não!

Bom, pensa daqui, pergunta dali.. eu não iria embora sem ver esse vulcão (vale mencionar que mooorro de vontade de ver um vulcão em erupção o.O ).. então resolvemos ir com essas agências de turismo mesmo que tinha bem ali na frente da estação de trem, na entrada de Pompéia. Eles vem babando em nossa direção pra nos levar. Ok! Vamos pagar um pouco mais (20 euros) e vamos embora.

Estava um dia lindo, depois de tanto frio que eu tinha pego na Itália, um dia de sol e quente.. entramos num ônibus tipo circular e velho, e fomos para o Vulcão que fica em Napoli. Até ai tudo bem! Depois de uns 20min de percurso, começa a subida (na base do Vulcão).. pensei.. eba! estamos quase lá!.

Chega em um certo ponto, temos que trocar de carro, pegamos um carrão/caminhão/ônibus 4x4(nem ideia de que tipo era aquilo, pena que não tirei foto), pra continuar subindo, pensa numa subida íngreme, era bem pior... é ai que começa a aventura.. subida íngreme, curvas e mais curvas fechadas e o tiozinho louco dirigindo rápido, sério começou a dar medo.. quando eu já achava que estava tudo muito estranho.. eis que começa a neblina.. mas MUITA neblina, frio, frio e frio (aiii tava um dia tão lindo lá embaixo). 

Quando chega em outro ponto da subida, eles param, e a turma desce, você troca um bilhetinho que a agencia deu ali numa guarita pela entrada no Parque/Vulcão (?). 
Neste momento o motorista avisa que vai voltar daqui 1h30 e vai embora, dali tivemos que seguir a pé. 

Tá ok, vamos lá... mas tava frio, frio de congelar... (e tinha gringo de bermuda morrendo rs).. a neblina não deixava enxergar um palmo na frente do nariz, o chão era cheio de pedras vulcânicas redondinhas e escorregadias. 

Vulcão? Onde?

Estávamos sabe Deus quantos metros de altitude, o ar começou a faltar, ficava difícil de subir sem enxergar, e sem ter ideia de quantos passos/metros/km faltavam, meus cabelos começaram a congelar, e formar pedrinhas (sério!!).

Eu congelando

Conclusão?! Voltamos pra guaritinha, e ficamos ali um bom tempo congelando. Até que as tiazinhas da guarita ficaram com dó e nos chamaram pra dentro (uffa.. aquecedor), e ali esperamos mais de 1h até o carro voltar e nos levar embora daquele passeio frustrado e congelante.

Quando estávamos descendo morrendo de medo de rolar morro a baixo com aquele carro rs, o motorista deu uma paradinha para tirarmos foto de Nápoli, uma vista muito bonita. 

Nesta foto dá pra ver que lá embaixo está sol, e tem uma nuvem em cima de onde estamos.

Napoli vista do alto do Vesúvio

Minha frustração foi que eu não consegui nem descobrir qual das montanhas era o Vesúvio, pois estavam todas com nuvens no topo. Fui descobrir dois dias depois a partir de Sorrento, porém minhas fotos não ficaram boas por causa da posição do sol.

No dia seguinte encontrei um brasileiro que nos disse que subiu até o fim, e comentou que não enxergou nada hahahha, fiquei feliz de ter voltado pra trás e aguardado no quentinho da guarita.

Dica: Se você for fazer esse passeio, que deve ser realmente muito legal, verifique qual das montanhas é o vulcão e se tem uma nuvem em cima dela. Pergunte para a turma da agência como está o tempo lá em cima, eles não nos informaram nada e isso nem passou pela minha cabeça que poderia acontecer.. argh!!!


Não deixe de comentar e voltar, em breve farei mais posts com dicas sobre minhas Rotas e Clicks na Itália e outros cantinhos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por comentar no Blog Rotas e Clicks.