sábado, 25 de janeiro de 2014

Duomo - Santa Maria Del Fiore em Firenze

Uma das atrações mais impressionantes em Florença é a subida na cúpula da Catedral Santa Maria Del Fiore.
Se você for a esta incrível cidade não pode deixar de fazer, subir os mais de 460 degraus pode ser cansativo, mas a vista é totalmente compensadora. 
Quando fui em 2012, estava com receio do cansaço físico, mas a vontade de ver aquela cidade de cima te dá forças. 
Não tem como não encontrar essa maravilha de arquitetura na cidade de Firenze, por todos os lugares que você for ela estará lá, no seu caminho, e toda vez que você a encontra, a beleza contagia.

Santa Maria Del Fiore

Para se ter uma ideia do tamanho que ela é, olha essa porta.. dá pra ver eu ali de preto encostada? É gigante!! Ouvi um senhor dizer que está é a terceira maior igreja do mundo!



Meus 1,70m não são nada perto da porta, rs

Para subir na cúpula é necessário enfrentar a fila, nada que te faça perder o humor, e só te faz aumentar ainda mais a ansiedade e expectativa.

Fila para subir comprar ingresso e subir na cúpula

 Para subir até o topo, é necessário disposição e fôlego, o caminho é estreito, quente e com pouca iluminação.

Escadas para subir à cúpula

Apenas algumas janelas te dão a noção do que está por vir, e uma visão do mundo exterior.

Janelinhas que te dão um fôlego

Chegando próximo a cúpula é possível ver mais de perto os detalhes da pintura, magnífica!

Pinturas da cúpula

Na metade do trajeto, é uma saída onde é possível ver toda a catedral por dentro (e detalhes da cúpula), neste ponto, ou você desiste, e volta, ou não tem mais jeito, tem que subir.


Catedral vista de cima (metade do caminho)




A partir daí, o trajeto não é feito mais em um sentido só, tem pessoas subindo e descendo, como é apertado às vezes rola um contorcionismo para deixar o outro passar, rs 


Aperto

A vista é compensadora, é possível ver boa parte da cidade de Firenze. Incrível!!

A recompensa
Uma vez que você está lá em cima, não tem tempo determinado para ficar, porém o espaço é pequeno, e vale o bom senso para que todos possam curtir essa maravilha. 
Eu levei por volta de 40min para subir, sem pressa, parando um pouco quando possível, e curtindo aquela metade do caminho aonde é possível ver a igreja por dentro.
Para descer foram 15min, mas não pense que por ser pra baixo todo santo ajuda, na verdade é tão difícil quanto subir, você já está cansado, e seus músculos das coxas tem que te sustentar para você não ir escada abaixo, rs

 
Dicas: Este é um passeio totalmente possível, apesar de assustar o tamanho e quantidade de degraus. Vi vários idosos curtindo a bela paisagem lá de cima, sem problema algum. Porém se você tem problemas de ficar em lugar apertado, repense esse passeio.
Eu fui no mês de Abril, estava frio, então acredito que tenha sido mais fácil. Se for no verão, além de ter mais turistas deve ser bem mais abafado, não esqueça a garrafa de agua, e vá sem pressa. Se alguém colar em você, deixe-o passar e vá no seu tempo.

Site: http://ilgrandemuseodelduomo.it/
Preço: € 10
Horário: Seg-Sex: 8:30 - 19:00 / Sábado: 8:30 - 17:40 (última admissão 40min antes do fechamento)






Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por comentar no Blog Rotas e Clicks.